Até pouco tempo atrás, as noivas usavam muito as luvas para ajudar a compor o vestido, pois se trata de um costume antigo. Existem relatos que na idade média elas foram criadas para dar destaque aos vestidos, que naquela época tinham diversos tamanhos e coloridos como azul, verde e principalmente vermelho. O costume do vestido branco só se popularizou com o casamento da Rainha Victoria.
Atualmente, existe no mercado uma linha de acessórios muito ampla para noivas, por isso as luvas saíram um pouco de linha. Preferencialmente elas são utilizadas no inverno para proteger os braços, e as curtinhas são ideais para o verão com modelos de renda e sem dedos.
Etiquetas de casamento existem também para as luvas, o modelo do vestido ajuda a acertar a luva adequada para a noiva. Casamentos que acontecem na parte da manhã combinam com luvas curtas, no período da tarde luvas no tamanho 3/4 e as longas acima do cotovelo a noite. Luvas não valorizam braços muito magros ou braços gordinhos. Acessórios não devem ser usados por cima delas, pois criam um visual muito carregado deixando a noiva com uma imagem feia. Para retirá-la durante a cerimonia, o momento ideal é no momento da benção nas alianças ou quando entregar o buquê para a madrinha.
Fique atenta, visto que os vestidos de mangas longas não combinam com luvas longas ou médias e luvas curtas combinam com vestidos nos estilos românticos e retrô.