Pages

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Maneira fácil de limpar o fogão

Todo mundo quer uma casa limpa e linda, porém, o dia a dia nos enlouquece e quem trabalha fora sabe bem do que estamos falando.

Se você não pode pagar uma pessoa para te ajudar com a casa, precisa encontrar métodos de simplificar sua vida e hoje trouxemos um post para facilitar e agilizar a "missão fogão". Confira:

O ideal é: Toda vez que lavar a louça, passe a esponjinha e um paninho. Limpar o fogão todos os dias evita que a sujeira fique acumulada e dessa forma, o trabalho não fica tão pesado.

Se não for possível, procure usar aquelas coberturas de papel alumínio próprias pra fogão. Quando sujar, remova e troque.

Agora, se as duas opções acima não são viáveis nesse momento, veja como não esquentar a cabeça na hora da limpeza:

- Com um papel toalha remova a sujeira pesada.
– Passe uma esponja comum com detergente e água e depois, um paninho úmido.
- Para remover a gordura, basta um pano embebido em água e vinagre branco.
- Na limpeza mais pesada, aplique um pouco de bicarbonato de sódio com uma esponja ou utilize vinagre branco.
- As peças do fogão devem ser fervidas em água e vinagre, para tirar manchas difíceis ou resíduos. Esfregue-as com uma esponja macia e sabão de coco. Depois é só enxaguar e secar bem antes de recolocá-las no fogão.
- Para os fogões de inox, é recomendado aplicar a cada 15 dias um produto específico para conservar e dar brilho.
- Não use produtos com cloro nas partes de inox, para não manchar.
- Não esfregue o fogão com esponjas ásperas. Os riscos nas partes de inox são quase impossíveis de remover.
- Para limpar o forno: se for auto-limpante, basta passar um pano úmido. O tradicional, com ele desligado, mas ainda morno, remova o excesso de gordura com um pano úmido ou uma esponja macia, sem esfregar. Para a gordura muito incrustada, use um limpa forno ou a mistura bicarbonato de sódio e vinagre.
Prontinho. Fogão novinho em folha!

sábado, 20 de setembro de 2014

Como desuntupir o ralo da cozinha ou do banheiro?

Vida de casada é assim mesmo... nem sempre dá pra esperar o maridão pra resolver os problemas.

Se o ralo entupiu, não se desespere, dá pra dar um jeitinho sem ter que recorrer ao vizinho.

As causas podem ser diversas: cabelo, sabonete, papel higiênico, gordura, grampos, etc.

Se a primeira coisa que você pensou foi colocar um arame dentro do ralo, ATENÇÃO: Pontas podem furar o encanamento e aí você terá um problemão, então, a menos que você tenha como colocar um arame sem ponta, não faça isso.

A soda cáustica também é uma opção bem utilizada, porém, ela pode amolecer a tubulação, então, tendo outra opção, prefira.

Antes de tudo, desligue a água na fonte para que não acumule mais água no local e espere escoar tudo que for possível. Evite ao máximo o contato com a água que ficar retida.

A primeira opção é o desentupidor manual, que pode ser encontrado em supermercados e lojas de itens para casa, posicione-o no ralo e presssione algumas vezes para causar a sucção e liberação do ar.

Se não funcionar, misture 1 litro de água fervente com 100 ml de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre. Essa combinação gera gases, espuma e vapor, então não inale. Jogue no ralo e deixe lá... logo o problema deve estar resolvido.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como fazer um aromatizador de ambientes?

Todo mundo gosta de entrar em uma casa perfumada, não é verdade?

Neste post, ensinaremos como fazer um aromatizador personalizado para a sua casa.

Ingredientes
Você vai precisar de 200 a 250 ml de álcool de cereais, 50 ml de água, 50 ml de essência, corante, palitos de churrasco com as pontinhas cortadas e um frasco para aromatizador.  Pode ser um frasco de sabonete líquido ou de perfume que já acabou.
Se você quiser, pode comprar também o Propilenogicol e adicionar na mistura 10 ml da substância, que garante maior vida útil ao aromatizador e maior fixação do cheiro, ou ainda, comprar um álcool de cereais que já contenha o fixador em sua fórmula.  
Preparo
Misture todos os ingredientes até diluir, com atenção para o corante, onde uma ou duas gotas já podem dar a cor desejada. Feito isso, o próximo passo é colocar a mistura no freezer por 5 dias para macerar, e conferir a conservação ideal. Caso deseje, é possível macerar de outra forma: colocando o preparo em um frasco fechado em local escuro por 10 dias.
Modo de usar
Ao final desse prazo, despeje o líquido dentro do frasco escolhido e as varetas (palitos), também dentro dele, deixando-as absorver a essência e depois inverta-as, colocando a parte molhada para cima. Para o uso máximo da eficiência do produto é aconselhável virar as varetas a cada dois dias, de modo que a parte molhada fique sempre para cima.
Agora sua casa está perfumada e você pode fazer mais quando precisar =)