Pages

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vestidos e buquês de flores brancos... Como essa tradição começou?‏


Essa é uma tradição que se demanda até hoje nos sonhos das mulheres quando pensam em se casar. Quando ouvimos a palavra "casamento", já vem todo aquele filme na cabeça... aquele vestido branco, com véu, grinalda, buquê de flores brancas e tudo o que temos direito. 

E tudo isso já vem lá de antigamente, obra de uma rainha chamada Victoria. Aos 18 anos de idade, ainda muito nova, ela assumiu o trono inglês. Victoria representava a renovação e tudo o que ela usava virada moda. Um tempo depois, ela se apaixonou loucamente por seu primo, o príncipe Albert, com quem se casou. Um amor recíproco e lindo de se ver. Então tudo o que ela usou no casamento, passou a ser um símbolo de sorte para as demais mortais.

Victoria já era rainha quando se casou, então foi ela que propôs casamento ao príncipe. A cerimônia aconteceu em fevereiro de 1840. Ela não foi a primeira a usar vestido branco, há registro de outras mulheres que usaram antes dela, mas os outros eram com fios de ouro ou de prata, com brocados ou coloridos. 

Dizem que ela optou pelo branco pois queria usar rendas inglesas para incentivar o trabalho das artesãs que estava acabando naquela época por conta da industrialização. Foi uma decisão política e não um símbolo de pureza que todos idealizam que seja. Até porque a cor da pureza naquela época era o azul claro, que era a cor do manto da Virgem Maria. Esse sim representava a pureza. E até os dias de hoje representa. 

Como a rainha posou inúmeras vezes com o vestido para vários quadros e fotos, o vestido branco se espalhou pelo mundo inteiro e como vocês podem imaginar, casar de branco acabou viando moda (pelo menos para quem tinha dinheiro para comprar o pano, pois naquela época o pano era caríssimo e muito raro de se encontrar). 

Nas várias fotos que ela tirou, em cada uma ela fazia um arranjo diferente. Inclusive o véu sobre o rosto também foi invenção dela. Ela segurava um buquê de flores murta, florzinha branca e miúda e até os dias de hoje as princesas britânicas sobem ao altar com essas mesmas flores, tiradas da mesma planta. Legal, não?
Então foi a partir daí que se inicializou essa tradição de que no casamento o vestido tem que ser branco e o buquê de flores branco também. 

Hoje em dia, com a modernidade, muita coisa mudou, inclusive essa tradição. As mulheres modernas casam com vestidos de cores diferentes, ousam em buquês de flores coloridos também, até porque não tem regra nem lei que proíba isto. Aliás o casamento é seu e quem escolhe como será tudo é você. O que importa é se sentir bem e realizada ao lado do seu amado, a não ser que você sonhe e queira se casar de branco e tudo mais. A escolha é totalmente sua!

Será que esclarecemos suas dúvidas? Esperamos que tenham gostado do nosso texto de hoje e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário